Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Onde surgiram os métodos ágeis?

Em Janeiro de 1986 foi apresentado na Harvard Business Review um artigo chamado “The New New Product Development Game” (TAKEUCHI e NONAKA, 1986), onde os autores chamam a atenção dos gestores para perceberem que a tradicional abordagem seqüencial usada para desenvolvimento de novos produtos não funcionaria no cenário atual. Eles afirmaram que, os gestores de projetos devem adotar uma abordagem mais flexível, ou seja, uma estratégia global de desenvolvimento de produto em que uma equipe de desenvolvimento funciona como uma unidade para alcançar um objetivo comum. Compararam ainda o alto desempenho de equipes multifuncionais com formação Scrum usadas por equipes de um jogo chamado Rugby.
Tal publicação desencadeou uma serie de discussões no mundo acerca da necessidade de mudança na forma como se gerencia e desenvolve projetos.

Em 2001, Kent Beck e outros 16 famosos desenvolvedores, produtores e consultores de software assinaram o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”. Na época eles afirmaram que estavam descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo e ajudando outros a fazê-lo. Por meio desse trabalho passaram a valorizar:

Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas;
Software funcionando em vez de documentação abrangente;
Colaboração do cliente em vez de negociação de contrato;
Responder a mudanças em vez de seguir um plano;

Isto é, embora haja valor nos itens em à direita, eles valorizam mais os itens à esquerda.
Segundo Ken Schwaber(2004), quanto mais complexo o projeto, mais necessário se torna para delegar a tomada de decisões a agentes independentes que estão perto do trabalho.

O documento “The New New Product Development Game” pode ser facilmente encontrado na internet.

Boa leitura a todos.