Bom dia pessoal, hoje nós vamos falar um pouco sobre Gerenciamento Estratégico de Portfólio de Projetos. O que é isso? Para que serve?
Um case de sucesso é uma boa forma de tentar explicar algo, logo, usarei o case da Harvard Pilgrim Health Care, descrito pela Lisa DiTullio – PMO Director.
Neste texto ela tenta demonstrar através de “Soluções simples” Como o Gerenciamento de Projetos Corporativo auxiliou na jornada da empresa especializada em Assistência Médica, saindo de um quase colapso até a liderança de mercado.
Através de uma linguagem bastante acessível, a autora demonstra com bastante clareza como ocorreu o processo de desenvolvimento de portfólio do plano de assistência médica da Harvard Pilgrim, descreve as principais fases, e as competências do PMO neste processo.
Uma característica marcante no processo e que foi definido como chave para um processo eficiente de desenvolvimento de portfólio de projetos é o balanceamento certo entre o estabelecimento de critérios claros de priorização e seleção, e a necessidade de simplicidade e resultados por parte dos projetos. Dito isto, escolher um conjunto de projetos alinhados com o planejamento estratégicos e otimizar o uso dos recursos que darão suporte ao portfólio de projetos são alguns dos desafios da maioria das organizações que visam implantar um processo semelhante.
A Fase de identificação tem como foco principal fazer com que os lideres de negócios, em um curto espaço de tempo, apresentem de forma padronizada e concisa as iniciativas que melhor se alinhem a estratégia da organização. Algumas perguntas são realizadas e como resultado deste trabalho o PMO apresenta aos executivos o que é solicitado, por quem e para quando.
A fase de priorização faz com que os tomadores de decisão revisem as propostas identificadas na fase anterior e façam considerações em relação às outras. Critério de priorização é importante, mas fazer com que todos entendam e sejam capazes de avaliar os projetos de forma concisa é igualmente primordial.
Dentro de uma lista de priorização alguns limites são observados, tais como orçamento e recursos humanos disponíveis para a execução dos projetos, e atingindo os limites os executivos são obrigados a levantarem opções para as suas proposta de projeto, como por exemplo tentar reduzir o escopo de um determinado projeto sem que afete a necessidade critica do negócio.
O processo de transição da identificação para a seleção demanda muitas seções e pode parecer longo para alguns, mas no caso do plano de saúde da Harvard Pilgrim foi totalmente racionalizado; a duração do inicio ao fim representa um tempo planejado e permitiu uma discussão saudável e um rico debate.
Como o PMO desempenha um papel de suporte ao processo, ele colhe as informações necessárias, instrui os participantes sobre as tarefas e facilita o processo do inicio ao fim, observando os prazos corporativos.
É possível afirmar que o processo de gerenciamento de projetos corporativos, quando bem estruturado e com o apoio da alta gerencia, contribui muito para organizações que lidam com grandes quantidades de projetos e com recursos financeiros e humanos limitados. O case da Harvard Pilgrim é importante por demonstrar com resultados um processo implantado em uma organização de mercado e com dificuldades.
O PMO é o ator principal do processo, uma vez que ele não é dono de nenhum projeto e não tem interesse que um projeto seja escolhido em detrimento do outro, com isso, assume um papel de neutralidade o que permite agir como um agente facilitador assegurando as entregas da organização conforme o planejado.
Como podemos ver o uso de processos de gerenciamento de portfólio e as habilidades de trabalho para a equipe de gerenciamento de portfólio são importantes métodos para fazer uma ligação entre a estratégia corporativa e a operação organizacional. Tal fator visa o alcance das metas e resultados estabelecidos pela organização e contribui para o cumprimento do planejamento estratégico.
Fontes:
Revista mundo PM Ano 3 número 17 edição de Outubro/Novembro de 2007 Pagina: 77 a 81;
Disponível em http://www.mundopm.com.br/destaqueEd17.shtml Acesso em Agosto. 2009.
http://pontogp.wordpress.com/2007/08/16/alinhando-estrategias-com-projetos-atraves-da-gestao-de-portfolio/ Acessado em 11/08/2009 às 23:00hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário