Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dicas Exame PMP

Você estava procurando por dicas para estudar para a prova do PMI (Project Manager Institute)?

Pois acabou de achar… acabei de fazer o exame (17/12/2010). Como procurei muitas informações sobre o assunto, achei importante publicar aqui no Blog as minhas considerações.
Como todo processo que termina em uma prova trás alguma ansiedade, gostaria de compartilhar a minha experiência com os demais membros do grupo.
Espero assim desmistificar um pouco todo o processo e mostrar, que qualquer um que tenha um plano e esteja comprometido com ele pode obter a certificação PMP sem problemas.
Não tenho a pretensão de criar uma receita, mas sim um relato que sirva de benchmark para outras pessoas.
Assim que terminei a pós-graduação em gestão de projetos de TI, decidi que queria me preparar para obter a certificação PMP, para tanto segui o seguinte roteiro:
1.    Inscrevi-me para fazer o curso de preparação para a certificação oferecida pela minha organização (o curso não era o que eu esperava, mas ajudou!);
2.    Terminado o curso, adquiri o Livro da Rita (todos falam que é o melhor... Que Deus a tenha.);
3.    Iniciei uma rotina de estudos de 20h semanais, onde estudava um capítulo do PMBOK (O livrinho difícil de estudar), o seu correspondente no livro da Rita e uma bateria de exercícios simulado.
4.    Eu tinha que fazer um simulado de fim de curso na minha organização, após 30 dias depois do curso o fiz e aceitei 87% (1º Alivio)... Logo após, Marquei a prova para 1 mês e meio depois;
5.    Após o simulado do curso, intensifiquei nos estudos, fazia revia um capitulo e fazia 100 questões do capitulo correspondente a cada 2 dias;
6.    Fiz três simulados de 200 questões, com as seguintes notas: 8.50; 8.65 e 8.60;
7.    Ao final de cada simulado eu analisava os erros e os acertos, numa espécie de revisão da matéria;
8.    Neste ponto eu me dei conta de que a maioria das questões que eu estava errando eram as questões ditas subjetivas. E o pior era que em algumas vezes eu não concordava com o gabarito;
9.    Percebi também que o esforço para melhorar o meu desempenho não valia a pena, uma vez que o negócio era passar na prova e não tirar 10. Afinal, já se passavam mais de três meses de estudos(incluindo o curso);
10.    Fiz um último simulado onde obtive a nota 8,60 e fui fazer a prova (muito nervoso).

Sobre a prova

A prova estava difícil, pelo menos a que eu fiz. A maioria das questões tinha um enunciado direto(mas a opções era de f*##@$), mesmo às situacionais.

O tempo não é o maior problema. Durante os simulados eu terminava a prova entre 30 a 40 minutos antes do término, e adotei a estratégia de controlar o tempo utilizando a métrica de 50 questões por hora.

No dia da prova, ao finalizar a questão número 100, eu estava 10 minutos adiantados e parei para ir ao banheiro e comer algo. No final já estava cansado e decidi diminuir o ritmo terminando 25 minutos antes.
Marquei algumas questões para revisão, pois queria vê depois. E de fato eu revisei algumas, mas em um dado momento decidi finalizar o exame sem apreciar o restante.

O que mata a pessoa é o número de questões e o tempo da prova. É muito cansativo. O ambiente é bem confortável e o pessoal é bem prestativo, eu fiz a prova em Brasília, mas acredito que todos os locais tenham o mesmo padrão.

Ao terminar a prova você é convidado a preencher uma pesquisa de satisfação, e só ao final da mesma (após longos segundos)  é fornecido o resultado. (Neste momento, passa um filme na cabeça... E se eu não passar?
Como poderei reunir forças para voltar a estudar? E se passar, como comemorarei? E etc.... RS..rs..rs);

No fim, o mais importante é visualizar as palavras: congratulations(…) PASS!

É isso aí pessoal...Não há segredos, mas a prova merece uma preparação prévia e disciplina.

Simulado: http://www.issoe.com.br/issoe/index.php/simulado-pmpcapm.html

Um abraço.

Mauricio Paiva, PMP, CSM

Nenhum comentário: